Saturday, June 03, 2006

Run for your life!!!

Francisco Lázaro...

E agora perguntam vocês: Quem?!?!

Bom, Francisco Lázaro é a prova de que os portugueses não nasceram para grandes esforços, e muito provavelmente o exercício físico não é conosco.
Este Senhor foi o primeiro português a participar na maratona olímpica. Aconteceu em 1912 e foi em Estocolmo. O homem entendeu que Estocolmo era uma cidade muito quente, e vai daí decidiu untar-se com óleos atrás de óleos... não sei se o objectivo do bicho seria bronzear-se, mas a explicação oficial é a de que se queria proteger do sol, e que como não tinha protector solar levou os óleos - Iluminado...
Chegou à prova e quando começou a suar, os óleos impediram a saída do suor entre os poros e como tal Francisco Lázaro faleceu durante a maratona... Bom, não sei se o rapaz era candidato a uma medalha, mas depreendo que não fosse candidato a um prémio Nobel.

Este episódio, a meu ver tem implicações gravíssimas a nível da performance dos nossos atletas nos jogos Olímpicos que aconteceram a seguir a esses. É um enxorrilho de maus resultados, atrás de maus resultados e de desculpas, atrás de desculpas. E ainda por cima, deu azo a uma expressão que os nossos atletas utilizam para se desculparem: "Não correu bem, mas pelo menos não morreu ninguém", "O importante agora é a saúde", etc e tal... Criou-se um precedente gravíssimo!!! De proporções catastróficas!
Lembro-me nos jogos de 96, do Dionísio Castro desistir na maratona de Atlanta e vir para a TV queixar-se de que um "Isostar dum italiano deu-me diarreia" (isto em pleno jornal da noite) e de ter achado a desculpa muita fraquinha. Eu penso que a admitir isso, ele devia fazer como o Lázaro e dar-se como morto. É mais digno, e não acusamos os italianos, evitando todas a implicações diplomáticas que isso pode ter.
E agora pensando para com os meus botões, qual é o Português que não aguenta o SOL DE ESTOCOLMO!?!?!?!?!? Estamos a falar de Estocolmo, por amor de Deus, aquilo é na Suécia, o Verão de lá e mais frio que o Inverno da Tuga. Os suecos que cá estão, no dia mais frio do ano, perguntam-se como é possível tanto calor (mas nem por isso se besuntam com óleo!!!).

Ai Shôr Francisco Lázaro...

1 comments:

K®is†Ø ™ said...

Adiantaram-se-me no comentário!

...de facto só de ler o título comecei a rir dado o episódio caricato especialmente patrocinado pelo meu primo!

O tuga é perito em desculpas...sejam elas desposrtistas ou não.



Fica Bien, haZZZta, Krist0