Friday, November 02, 2007

Ó Táxi!!!! TAXIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!! Isto não é um táxi!!

Já há muito que não andava de táxi... Mas confesso que é sempre uma experiência a recordar.
Dos taxistas há um mito, que até hoje, ainda nenhum mortal conseguiu quebrar:
1- Ou são da Europa do Leste
2- Ou são do Benfica

Eu confesso que sou daqueles meninos que gosta de brincar com os taxistas. Aliás a minha consituição genética leva-me a isso, porque toda a gente sabe que um negro num táxi é um alvo para aquela converseta do costume:
"Então e de onde é que você vem amigo?"...

As minhas opções são claras e estão à vista de qualquer um. Ou avanço eu com um tópico, ou tenho que levar com o do costume, e depois eles não acreditam que um gajo veio de Portugal... E as conversas acabam sempre na existência ou não de BI Azul.

Bom, adiante. Mandámos parar um táxi e deparo-me com uma figura estranha... um tipo a fazer lembrar o Freddy Krugger, mas sem passar pela fogueira e que devia ter miopia (pelo menos a julgar pelos óculos... e porque a conversa dele não indiciava a existência de estigmatismo). Começa por nos dizer (a mim, e às beldades do costume) que não pode ligar o taxímetro... Olhámos uns para os outros, e acho que o sentimento foi comum: "Achámos uma mina de Ouro"!!!
- "Não se preocupe com isso amigo!!".

A meio caminho, este senhor lembra-se de dizer que para se ser rico, tem que se vender droga e a primeira coisa que me veio à cabeça foi a de dizer que não era preciso... de vez em quando bastava ligar o taxímetro. Como a viagem estava a ser agradável (e adivinhava-se que seria baratinha), decidi não o fazer.
Contudo, o rapaz continuava a falar-me em vender droga... de 5 em 5 palavras ele falava em droga. Inclusivé cheguei a dizer-lhe que tinha um amigo que tinha enriquecido em 2 anos, ao que o senhor me respondeu, muito rapidamente:
-"Então??? Vendia droga?!?!?"...

Procurei saber de onde ele era... estava claro que não era benfiquista, porque ainda não tinha feito nenhuma alusão ao Eusébio nem às taças dos campeões dos anos 60... E já tinham passado 15 minutos de viagem. A resposta surgiu pronta:
- "Bulgária!!"
Mistério desfeito... Um taxista do Leste. Despedi-me dele com um aperto de mão, e quando ia a sair do carro, perguntei se conhecia o Balakov, e ouvi:
-"O quê?? Droga?? Queres droga??"...
Decidi desistir.

No caminho de volta, mandámos parar um táxi. Um senhor pacato. Sem pronúncia... claramente não era do leste. Mas faltava-lhe o bigode, para poder carimbá-lo como benfiquista. Mas ainda assim decidi arriscar, até porque não havia muita conversa:
- "Então e o nosso Benfica?"...

Os olhos acenderam-se, o próprio carro ligou os máximos sozinho, e entrou em modo de auto-condução para que o condutor se pudesse debruçar sobre o que realmente era importante para ele: O SLB.
Sendo Sportinguista, comecei a picá-lo com a existência de americanos no clube, uma clara prova da subjugação do futebol ao capitalismo, e também com a liderança de um espanhol, uma prova de subserviciência ao poder castelhano... Um presidente com mão de ferro nunca o permitiria.
E o engraçado do taxista benfiquista... é que ele concordará com tudo o que dissermos! A conversa começou com o azar da eliminação na taça da liga e acabou com o habitual: "É bem feito!! Não correram, eles é que ganham o dinheiro! Não se sabe quem vai para que lado! A equipa está mal orientada!!!"... Ao que retorqui: "Mas por acaso foi azar"... e despedi-me com outro aperto de mão, os desejos de uma boa noite de trabalho e ainda:

-"Boa sorte para o nosso Benfica!!"
-"Bem precisamos!!"

Mais uma noite bem passada, em que adormeci com um sorriso nos lábios. Vale a pena ser feliz!

2 comments:

Santinni said...

lembro-me das valentes tangas que a equipa dos estarolas pregava aos fugareiros... até o rodrigo sofria lol!!

Anonymous said...

AS VEZES ACHO QUE PODIAMOS IMPRIMIR ALGUNS TEXTOS TEUS E PUBLICAR AUTOBIOGRAFIAS!
LOLOL
MUITO BOM, JA AGORA, QUERES DROGA???
LOLOL