Friday, November 09, 2007

Todos diferentes?!?! Todos iguais!!!!!!

Ando com tempo, não vou negá-lo... escrevo por tudo e por nada, e isso é bom para este blog. Bom, estava para aqui a ver uma reportagem na televisão sobre racismo, e epá... propus-me a pesquisar sobre o tema.
Porque não? Ele existe, não sou eu que vou ignorá-lo, certo? Aliás, quem sou eu para ignorá-lo?


Pesquisei no google, apanhei uns sites banais, e de repente dei com um que me chamou a atenção. Dizia:
"Amigos, sem distinção de côr ou credo"... Isto é bonito. Decidi então ir ver, mas pelo título já tinha ideias pre-definidas do que ia encontrar.
Aliás, peço a todos que façam o mesmo exercício. Imaginem algo que ilustre esta bela frase.

Já tá?? Ok, então agora vamos ver o que encontrei:

Confesso que fiquei desiludido... estava à espera de ver algo branco, que não a igreja ao fundo. Afinal, não se tratava de uma campanha de sensibilização, como dizia o site... Era uma descrição clara e óbvia do que se vê nesta foto: Um grupo de amigos, que não têm qualquer distinção de côr e que a julgar pelo local onde estão, têm todos o mesmo credo.

Esqueçam a parte do "Todos diferentes", porque o que conta aqui é o "Todos iguais".

A descrição é louvável, sobretudo pela sua exactidão, mas não apela à união entre as raças, pois não? O criador da campanha estava longe de ser um génio, digo eu... Tinha boas frases, mas claramente não foi ao cerne da questão. Eu pelo menos não me sentiria mais seguro a passar por um grupo de Skins que tivesse visto esta foto...
A foto é bonita, mas... falta-lhe um pouco de branco.

0 comments: