Wednesday, August 15, 2007

O seu Passe, por favor...

Um passe... Para mim um passe, sempre foi algo que nos permite poupar dinheiro em gasolina, em carros, em títulos de transporte, etc e tal...


Lembro-me dos saudosos tempos do L, do L-1, do L-12. Também me lembro de sempre esperar tempos e tempos pelos transportes públicos e de por esse motivo ter chegado à triste conclusão, que L, era um diminutivo para LENTO. Lento 1, Lento 12, Lento 123...
Por essa razão, sempre achei que ter o passe era um desperdício. Por mais barato que fosse, ou que acabasse por sair. Bom, ontem em conversa, calhou descobrir que tenho uma amiga que gasta 150 Euros de passe!!! 150!?!?!?!?!?! Fiquei maluco, como devem calcular! Já tinha ouvido falar de inflacção mas isto é ridiculo! Nunca me passou pela cabeça as seguintes 2 coisas:
1- Que existisse um Passe (por este preço, tenho que escrever com letra grande) que custasse 150 Euros
2- Que na eventualidade do número 1 ser uma realidade, houvesse alguém que o comprasse!!!

Eu tenho duas palavras para quem tem um Passe de 150 Euros: Crédito Automóvel!!!!!!!! Problema resolvido.
É impossível, aliás inconcebível para mim, estar a liquidar um Passe de 150 Euros. Sim, porque a partir de uma certa quantia, creio que se torna obsoleto falar em pagar o que quer que seja! Sou forçado a usar o termo "Liquidar". Se o preço do Passe continua a evoluir assim, qualquer dia vamos ter as pessoas a abdicar do Crédito Habitação, e começam a mudar-se para os autocarros!! Aliás, esta parece-me ser a solução ideal para os nómadas! Para quê pagar casa? Compro um Passe, e vou mudando de carreira todos os dias! Moro onde quero, vou andando por aí, mantenho o meu estatuto de nómada e continuo a minha doentia luta contra o Sedentarismo!

Por 150 Euros, eu exijo que haja um autocarro que me leve à lua! Ou então, quero ter um free-Pass para os taxis da cidade!! Escolham, ou uma coisa ou outra! Agora, nunca um livre-transito para transportes normais!

Já pensaram em tudo o que se pode fazer com 150 Euros?????? 150 Euros... Há brasileiras desesperadas a casar por esse dinheiro, por amor de Deus! Aliás, daí o termo "casa de Passe".
Um Passe que custe 150 Euros é o quê? O L-1234567 para aí, não? Dá acesso a todas as redes de transportes da Europa... Mesmo que assim seja, quem é que viaja assim tanto? Em bases mensais? Acho que a elasticidade Preço-Procura não foi tida em conta por quem quer que seja que tomou esta decisão.

150 Euros não me parece o preço de um Passe social, mas sim o preço de um passe de um jogador de futebol! E agora compreendo apenas tão bem, por que motivo deixámos de conhecer o Passe, como Passe social. Por 150 Euros, ele é tudo menos social!!!!

4 comments:

seteluas said...

Bem... eu tenho um passe que custa aproximadamente 150 Euros... E como por acaso ontem ate falei contigo, pressuponho que estas a falar de mim.
Apenas alguns esclarecimentos:

1) o Passe em questão nao é portugues, mas para a rede de transportes de londres
2) a Rede de transportes de Londres é provavelmente a maior do mundo e funciona (pelo menos os autocarros) 24 horas por dia, o que significa que nao tenho que gastar absolutamente mais dinheiro nenhum em transporte.
3) Londres é a 2ª cidade mais cara do mundo, e olhando ao preço do resto das coisas aqui, o preço do passe nao é de todo das coisas mais absurdas do mundo, parece-me até bastante razoavel.
4) Quando finalmente conseguirem chegar a uma data para virem visitar-me, vais perceber que 89 Libras pelo passe é ate bastante em conta, tendo em conta as 4 libras (6 euros) por cada viagem individual!!

Vantunes said...

hum... Quem é vivo...
ahahahahahahahahahahahah.

Mas não, não eras tu! Era um passe português.
89 Libras?!?!?!?!
6 Euros por viagem?!?!?

Prepara-te para andar a pé!
Beijinho.

seteluas said...

Eu nao tenho de andar a pe, porque eu tenho o PASSE... No maximo VOCES tem de se preparar para andar a pe!!!

Anonymous said...

SEM DUVIDA SERA UM PASSE DE INTERRAIL. MAS HA UMA QUESTAO QUE ME DEIXA CURIOSO O QUE FAZ UMA PESSOA COM UM PASSE DE LONDRES.