Friday, December 15, 2006

Formaçao

Acho engraçado o conceito de formaçäo. Näo é toda a formaçäo, mas sim a formaçäo “On the job”. Título engraçado, pomposo, mas que basicamente significa que a entidade empregadora näo está para pagar a alguém para nos dizer como trabalhar. Assim pega em nós trabalhadores e pöe-nos a olhar para a malta a trabalhar... e depois, admiram-se. Quando chegarem a um sítio e virem um gajo parado a olhar para o céu, com uma enorme fila de pessoas por atender á sua frente, das duas uma:

a) Ou está em formaçäo
b) Ou a sua formaçäo de olhar para os outros a trabalhar foi täo boa que ele já dominou esse conceito sem qualquer problema. Está a fazer aquilo para que foi formado. Olhar e ver trabalhar.

É claro que ás vezes, reparamos bem e vemos que näo está ninguém a trabalhar... Bom, lembram-se de quando estudavam para os testes e numa definiçäo ás vezes nos esqueciamos de uma palavrinha, um detalhe, um ligeiro pormenor que nos fazia perder quase metade da cotaçäo?
Neste caso é igual. As palavras esquecidas foram “para alguém a trabalhar” e por isso as pessoas ficam mesmo só a “olar para...”. É um meio certo!! E meio certo näo é mau. Tantas vezes que vi pessoal tirar positiva à custa de meios-certos... Näo havia uma resposta totalmente certa no teste, mas o meio certo salvava o dia.
Portanto lá está!!! Näo se queixem quando vos parecer que alguém näo está a fazer nada. Faz parte do processo de aprendizagem dessa pessoa.

Näo deixa, contudo, de ser irónico que a formaçäo “On the job” nos deixe na verdade “Off the job” e eventualmente, “With no job”. Promove-se desse modo a rotatividade da populaçao activa.

0 comments: