Wednesday, December 27, 2006

A comédia nao é fácil

Näo é todos os dias que temos o prazer de conhecer alguém com uma grande autoconfiança, alguém que gosta de dar nas vistas e que näo tem medo disso.
Aliás, quando uma pessoa quer dar nas vistas, é porque acha que vai fazer boa figura. Eu próprio, quando conheço alguém que quer dar nas vistas crio a expectativa de que aquela pessoa sabe o que está a fazer. Isto porque tenho enorme dificuldade quando quero ter piada e por isso faço ponto de honra de nunca contar uma anedota. Falho sempre , nao há volta a dar. Às vezes as pessoas chegam-se ao pé de mim e pedem-me para contar uma anedota porque se querem rir, ao que respondo sempre:

“Teràs que esperar que faça algo estúpido...”. A boa notícia é que nao costumo deixá-las muito tempo á espera.

Bom, entao quando me dizem que me vao contar uma anedota, fico sempre á espera de algo bom... Algo muito bom!! Espero sempre que seja uma pessoa que saiba o que está a fazer. As expectativas ficam no máximo e... de repente sou apanhado por piadas más... muito más... O mundo da comédia nao é fácil de todo. Do topo da montanha, ao qual chegamos com muita autoconfiança, até ao fundo do poço dista o tempo de contarmos uma anedota má.
E como somos apanhados de surpresa por más piadas, reagimos com base no primeiro instinto – Enxovalhamos!! E as pessoas ficam com má impressao, mas mais do que isso têm tendência a só ver o seu lado:
“O facto de contar uma má anedota faz de mim alguem sem piada??”. E atençao que a resposta a isto nao é assim tao linear, porque por definiçao de certeza que isso nao faz é com que alguém tenha piada...
Mas agora pergunto eu: O facto de enxovalhar alguém faz de mim um filho da mae sem sentimento?

No outro dia um senhor respeitado contou a anedota do índio que ia ver ao longe, e de um momento para o outro perdeu a sua respeitabilidade. Ele estava habituado a dar-se ao respeito, mas naquele momento deu-se ä comédia... Pois bem, a comédia engoliu-o... e cuspiu os ossinhos no balde do desrespeito.

Moral da história? Nao se dêem a uma arte que nao dominam.
Porque é que Mozart tocava, mas nunca pintou um quadro? Porque arte é arte, mas há artes e artes.

0 comments: