Sunday, November 20, 2005

Interrogacoes

Bem, ha coisas que irritam, mas a mim pessoalmente nada me incomeda mais do que uma pergunta que eu considere desnecessaria...
E deixo bem claro, que e uma pergunta que EU considere desnecessaria, porque assumo que se um dado interlocutor me faz uma pergunta, e porque sente necessidade de ter resposta a ela. Tudo bem, mas nao e por isso que deixa de enervar, e de dar vontade de mandar um berro do tamanho do mundo. E o mundo e grande.
Comeco por um classico: "Estas a dormir?"...
Epa, nao sei como e com voces, mas eu valorizo as minhas horas de sono... sao algo sagrado para mim, e sao raras as pessoas que me conseguem acordar e colocar-me um sorriso na cara quando abro os olhos. Alias, respeito tanto as minhas horas de sono, que quando sou acordado, nao consigo voltar a adormecer... E uma coisa do genero de ter um animal de estimacao, e quando ele morre nao queremos ter outro porque nao o queremos substituir. Alguma pessoas (cada vez menos) tem o mesmo sentimento com relacao a maridos/mulheres.

Ou entao: "Estas ca?"...
SE estou ca? Bem, estamos frente a frente, a falar um com o outro, e vejo a ponta do teu nariz com tal detalhe que consigo observar 20 pontos negros... Eu diria que estou ca, sem grandes duvidas, ou problemas de consciencia.

E ha ainda a bela da pergunta: "Posso-te fazer uma pergunta?", normalmente acompanhada da nao menos bela resposta: "Ja fizeste".

Mas estas sao as perguntas obvias... Sao aquelas que todos conhecem, como sendo irrelevantes, mas ha uma outra que esta na mesma categoria e que nem sempre e considerada: "Posso-te fazer uma confidencia?"...
Epa, quando a pessoa chega a um ponto em que ja nos faz esta pergunta, ou ja tem tamanha confianca connosco que nos pode contar tudo o que quiser, ou entao pensa que ja tem essa confianca e nos nao lhe conseguimos dizer que nao. E uma situacao constrangedora, e o portugues. por norma, evita a todo o custo situacoes constrangedoras. E os que as evitam sao tao cuscos que gostam de saber as coisas, pelo que tambem nao se negam. Ha ainda os que se sentem lisonjeados por serem alvo da confianca de alguem...
Seja por que motivo for, a verdade e que a respota nunca e negativa. Adorava ter acesso a uma sondagem que provasse a percentagem de respostas "NAO", a esta pergunta... E o resultado deve ser algo semelhante aos votos do Jeronimo de Sousa nas proximas presidenciais. Ou entao do Francisco Louca, para falar de alguem que nao tem problemas na voz.

Aqui fica mais uma caracterisitica lusitana, somos interrogativos... temos duvidas, e se e verdade que o homem evolui pela duvida, entao estamos no bom caminho.

3 comments:

Carlos Miranda said...

Vitor!! Posso te fazer uma pergunta!!!??

Anonymous said...

Se é verdade k o homem evolui pela dúvida e que o lusitano é, por norma, interrogativo porque raio é que um gajo que nunca tem dúvidas e raramente se engana lidera as sondagens das presidenciais lusitanas??!


Abraço
Fica Bien, haZZZta, Krist0

Vantunes said...

Eu diria que deve ser porque queremos levantar duvidas quanto a sua postura enquanto presidente, para podermos evoluir a partir dai ahahahahahahah.

Se nao for por isso nao entendo.