Wednesday, November 09, 2005

Criatividade! Ou nao?


O que esta a dar neste mundo e ser inventivo, ser uma pessoa empreendedora, ter sempre ideias querer dar sempre uma novidade ao mundo... Mas estamos a ir longe demais com esta historia. Principalmente a nova e florescente industria que cresce (bela redundancia, adoro fazer isto) a volta dos telemoveis: ele e toques, e mensagens pre-definidas, e imagens...
Ha cerca de dois meses, vi na TV um anuncio que dizia que se enviassemos um sms para um determinado numero receberiamos no nosso telemovel o som de peidos de macacos (perdoem-me o grafismo das minhas palavras, nao ha como eufemizar isto)... E nestas alturas que nos apercebemos como estamos numa sociedade consumista, porque chegamos ao ponto em que ate peidos de macaco vendem. E o incrivel Peido RAP - e sob este nome que e apresentado ao publico, e e sob ele que vende... La foram pela janela algumas teorias do Marketing. E ja agora, la foram pela janela algumas teorias sobre a higiene e a boa educacao. Nao ha volta a dar, as novas geracoes aprendem que peidos de macaco vendem. Ai esta uma inversao de conceitos.
E quando eu pensava que ja nao haveria pior, eis que alguns meses depois surge um servico que permite enviar para os nossos amigos (?!?!) insultos para a mae deles!! Uau! Este sim e algo de fabuloso! Quem precisa de ajuda para isto? Os insultos estao todos inventados, as maes sao todas conhecidas... ninguem muda de mae a meio da vida... Porque e que ha pessoas a pagarem para terem ajuda a ofender as maes dos amigos? E o anuncio que diz... "Ofendam as maes dos vossos amigos, por apenas 60 Centimos/SMS"... ha razao para afirmar com total legitimidade: That's cheap.
O que me chateia e simplesmente: Porque e que nunca me lembrei disto antes? Penso que a culpa tem que ser atribuida a quem me deu um cao, e nao um macaco quando eu era crianca. Se apenas eu tivesse tido um macaco... Estou triste! Se esivesse nos Estados Unidos tinha materia para processar os meus pais, ou pelo menos para lhes enviar uns SMS's.
Assim, como estou em Portugal, escrevo no blog enquanto, na melhor das hipoteses, faco festinhas a um cao que nao me vai dar dinheiro nenhum a ganhar. Nao sei, muito honestamente, quem e mais criativo: Se quem vende, ou se quem compra... E precisa muita criatividade para ver utilidade em certas coisas, e pagar por elas.

0 comments: