Friday, September 14, 2007

I Work Alone

Estava eu preso no meio de um tédio que já não me invadia há algum tempo, quando pensei:
"Epá, vou fazer qualquer coisa que nunca fiz antes! Preciso de acrescentar qualquer coisa a este dia". Atenção, o dia tinha sido bom, um dia de reencontros inesperados, mas sempre muitíssimo bem-vindos (sei que vocês estão a ler, mas não é por isso).
Mas ainda assim faltava algo... Pensei em tudo o que me faltava fazer na vida, e nos recursos à minha disposição para o efeito... e decidi:
"Vou ao cinema sozinho!! Isto vai ser novo! E se não me trouxer mais nada, pelo menos vai-me dar qualquer coisa para escrever".

Lá fui eu, direitinho para Alvalade. Estava sozinho. Primeira vantagem, pude utilizar as minhas preferências clubísticas para influenciar a escolha da sala, sem ter que justificar com a qualidade do som, o número de salas, a variedade de filmes... enfim, Balelas (com letra grande)! Quando vou ao cinema gosto de dar dinheiro ao Sporting! Eles precisam e eu quero que eles tenham.

Pensei, que uma vez que já ia sozinho e provavelmente parecer um gajo com pouca emoção na vida, o melhor seria escolher um filme que não fosse deprimente. Decidi então que ia ver uma comédia. Escolha arriscada, porque as comédias são muitas vezes deprimentes. Mas a escolha era minha! De mais ninguém! Era eu, mais eu no barco. Se alguém tinha que remar, tinha que ser o gajo de côr sem cabelo... E não havia mais nenhum por perto.
Vou para a bilheteira, depois de já ter ultrapassado a estranha sensação de ir sozinho ao cinema, quando ela volta abruptamente:
"Um bilhete para a sessão das 0h15 mins, para o "Declaro-vos Marido e marido"".
O gajo da caixa estava desatento, e perguntou simpaticamente:
"Peço desculpa disse um?"
"Sim, só um"

O meu ar comprometido deve ter contado a história, o rapaz sentiu-se na obrigação de se retratar:
"Peço desculpa"...
Com enorme fair play disse: "Não peça, a culpa não é sua. Eu é que tenho que começar a tratar melhor as pessoas".

Após os sorrisos da praxe, estavam lançadas as bases para uma noite de boa disposição. Mas agora havia outra coisa que me afligia... Um filme em que dois gajos se casam... O Brokebook da comédia... Não me parece o tipo de filme que um gajo vá ver sozinho, e do qual possa sair sem ter a sua masculinidade questionada por alguém que eventualmente estivesse presente. Senti-me desapoiado novamente. Precisava de adereços. Voltei à caixa e pedi Pipocas e Bebida. Médias!! Era noite para perder a cabeça! Além de que podia fazer barulho a comer com a boca aberta, e o gás da coca-cola ia fzer-me arrotar à macho!!! Isto no caso de alguém ter dúvidas.

Vi o filme... e percebi que... o cinema não tem nada a ver com quem se vai, tem a ver com o que se vai ver. É uma constatação óbvia, e que francamente me faz sentir estúpido por sempre ter rejeitado a ideia de ir sozinho ao cinema. Nota mental:
"O cinema não é um desporto colectivo! Para isso já jogo à bola". Adorei o filme, fartei-me de rir, é realmente divertido. Mas mais do que isso, marquei a experiência como sendo a repetir. Daquelas que, "O que custa é dar o primeiro passo... depois é sempre a andar".
Chego a casa, sorrio para o espelho e penso: Bom final de dia. Mesmo á filme. Fiz questão disso, e só não dei um murrinho no queixo à Boggart, porque me pareceu excessivo. Mas pensei nisso. Enfim, foi mesmo um bom final de dia.

I work alone, but the job gets done anyway.

8 comments:

Anonymous said...

O TEU BLOG ME PROVOVOU UM HURACAN DE SENTIMENTOS A MEDIDA QUE O IA LENDO... SENTIMENTOS ESSE QUE MUDAVAM DE DIRECAO EM 180º... QUERO ME CASAR CONTIGO, COM A CONDICAO DE NUNCA ME AGREDIRES!!!(LOLOLOL BRICADEIRINHA, PARVINHA PARVINHA, MAS BRINCADEIRINHA)
GOSTEI DE SABER QUE O DIA ATE TE TINHA CORRIDO BEM, ESPERO QUE O PASSEIO DE, TRES MACHOS NUM JARDIM CHEIO DE POMBINHOS ENAMORADOS E ONDE TIVEMOS QUE FUGIR DE UM BANDO DE VAMPIROS VEGETARIANOS, TIVESSE CONTRIBUIDO POSITIVAMENTE PARA ESSE DIA (OS VAMPIROS SEM O DRACULA SAO COMO O CHALANA...MUITA FRAQUINHOS)
DEPOIS AO CONSIDERARES QUE IR AO CINEMA SOZINHO É ALGO "FREAK"E SENDO EU UM ADEPTO DESTA MODALIDADE DESDE OS MEUS 17 ANOS, E ISTO PORQUE COMO SEMPRE TE DISSE SE FOR AO CINEMA ACOMPANHADO
a)POR HOMEM,NADA A APONTAR, MAS EXISTE SEMPRE OS PRECONCEITUOSOS QUE PODERAO COMENTAR ALGO, MAS QUE SEMPRE DA JEITO PARA VER FILMES MAUS POIS PODEMOS CRITCAR COM MAIS VONTADE.
b) SE FOR ACOMPANHADO POR UMA MIUDA, BOM É MAIS QUE SABIDO QUE NAO VOU CONSEGUIR VER O FILME POIS AS MIUDAS NAO SE CONTEM E MAL A LUZ DIMUNUA DE INTENSIDADE LA SE PREPARAM PARA SALTAR ME PARA CIMA (ARI TU ÉS UMA EXCEPCAO, PARA FAZER A REGRA). LOGO NAO VEJO FILME, E SE A INTENSAO É MARMELAR SERIA MELHOR IR PARA UM JARDIM OU PARA UM QUARTO E APAGAR A LUZ.
NO INICIO TAMBEM PENSEI QUE SE TE TIVESSES LEMBRADO MASI CESO QUE TERIA TE FEITO COMPANHIA, MAS DE POIS DE LER O TITULO DO FILME... BOM NAO SERIA ESSE FILME QUE TERIAMOS VISTO... DEPOIS ME FAZES RIR COM O COMENTARIO AO TICKET BOY. E NO FIM ME SUPREENDES AO DIZER QUE TE RENDES AOS ENCANTOS DE IR AO CINEMA SO E APROVEITAR TODAS AS SUA VANTAGENS...
ESTAMOS A CRESCER CADA VEZ SOMOS MAIS.

Anonymous said...

:) Eu disse que era giro... o filme. Fartei-me de rir com o filme e com o teu blog, vez não custou assim tanto, como se diz é só a 1ª vez... E apesar de não ser o meu clube é lá que vou deixar o dinheiro do cinema, também acho que precisam do guito!

Beijo

Vantunes said...

GRande Coach, foi graças a ti que me lembrei desta modalidade. Ainda me lembro de como gozava ctgo... A idade traz-nos realmente maturidade.

Sandrocas mais linda, linda, linda! Não exageraste, é realmente hilariante. E obrigado por deixares trocos em Alvalade.

Beijinhoooooooo

Anonymous said...

So mesmo tu!!!
trata maze do tochas que isso sim e colectivo

Anonymous said...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

zizou10 said...

Que é isto vantunes andaste a beber? puro aonde é que passaste a noite para dizeres tamanhas barbaridades? num banco de jardim?

Andaira said...

LOL... e mesmo!
1) NAO acredito que fui a unica a resistir os teus atractivos e nao saltarte ao pescoço as luzes do cinema... ;) lol
2) EU também fui instruida x ele na arte de ir ao cinema solzinha.. e tenho de dizer que voltando a BCN nunca mais fiz!!! Quem sabe se a influencia do Alx perde-se com a distancia.. se calhar a BCN ja nao chega! ;)

Mais para mim, o mais importante é que mesmo assim prefiro ir ao cinema com Vcs dois...
Adoro-vos!

:***

Anonymous said...

andaira....ari disfarcada so agora reparo que es tu!!!! so foi pena nao ter sido possivel ver chuky o boneco diabolico, e CAP, apos critica cinamatografica fui ver tal filme com sofia, mas em versao espanhola, nao havia nos cinemas com versoes originais, foi bom mas ja sabes com a dobragem espanhola, nao é o mesmo.