Tuesday, September 11, 2007

Avante Camarada

Fui à festa do Avante... É verdade, estive lá. Era uma daquelas coisas que queria fazer, mais cedo ou mais tarde. Essencialmente porque muitos amios meus me falavam daquilo, e eu não sabia que eles eram comunistas. E na verdade não eram. Não me condenem por lá ir, pensem só em todas aquelas pessoas que vão a casamentos sem serem católicas. Entram na igreja porque foram convidadas. Aqui é a mesma coisa, só que o convite paga-se e chama-se bilhete. Hum... não me parece lá muito de acordo com os ideais de esquerda...

Bem, fiquei fascinado com o Slogan: "A vida são dois dias, o Avante são três" - Fiquei desde logo esclarecido que os carolas do Avante, não eram comunistas. Esta propaganda não era de esquerda, para ser de esquerda teria que terminar dividindo os três dias por toda a gente e ver quanto é que dava a cada um, só para se certificarem de que eram partes iguais. Comunista que é comunista, nem na matemática confia. "A vida são dois dias... o Avante são três" - Não fiquei três dias, mas também é certo que não quero viver para sempre.

O Avante é a maneira que o PC arranjou de juntar muita gente num recinto e parecer que organizaram um comício a sério. Dão dois dias e meio para a malta se embebedar, dão música, dão tudo o que têm e o que não têm... em dois dias e meio, ninguém ouve falar no comunismo. Os mais atentos sabem que ele anda ali, mas... É discreto.
Ao fim de dois dias e meio, malta bêbeda, quiçá desatenta... e silêncio!! Não, não se vai cantar o fado, mas é algo igualmente trágico: O presidente do partido vai falar. E que melhor elogio se pode fazer ao comunismo, senão que... é o Guronsan da política! Cura qualquer ressaca!! Começa o discurso, e mesmo quem está bêbedo se levanta e vai comer, vai ao WC, vai beber mais, vai fazer qualquer coisa menos ouvir. Não se ouvem palmas, aquilo que se ouve ao fundo é como uma música má... e digo isto porque ninguém dança. Vá, se quiserem é música clássica, mas sem instrumentos. É ópera, mas o cantor não é gordo... É no fundo, moamba sem gindungo. Naquele momento, o Avante deixa de o ser. Passa a ser o Adiante... pelo menos, ouve-se muita gente dizer: "Adiante Camarada...".

Aproveitei para discutir política. Já fui um apaixonado da política. Para aí até aos 14 anos. Depois comecei a perceber umas coisas, e perdi aquela ingenuidade infantil. Bom, juntei o camarada Figueiredo, o camarada Carlos e a sua companhia... No fim da discussão o camarada Figueiredo defendia sozinho a ideiologia de esquerda. Os outros dois concordavam comigo quando eu dizia que o Partido Comunista não queria ser poder porque era mais cómodo ser oposição. Diziam eles: "Temos que fazer mais. Não fazemos o suficiente!"...
E é por isto que não gosto de política. Sem perceber nada de nada, pus duas pessoas contra um tipo que falava daquilo com paixão, e que se calhar até sabia o que dizia. Eu não sabia... só quis lançar a discordia. Sou profissional nisso, talvez melhor a fazê-lo que o Figueiredo a falar de política. Para mim, ficou claro o problema da esquerda - Não é unida. Enquanto falava com eles, estava a comer arroz de marisco, pago com o multibanco numa banqueta na festa do avante... Hum... o que é que está mal nesta história??
Em três dias vi fazer de tudo: Beber, fumar, conhecer miudas e miudos, dançar, cantar. De permeio ouvi dizer que ia lá um líder falar no ultimo dia. De política, falou-se enquanto se comia arroz de marisco. Foi dos melhores festivais de verão a que já assisti. Ironicamente, acho que se pode dizer que a festa do partido comunista, se rendeu aos encantos do capitalismo. E acho muito bem, pois sempre ouvi dizer que se não podes vencê-los, o melhor é juntares-te a eles antes que leves uma tareia.
Repito, dos melhores festivais de verão a que já assisti: Obrigado Camaradas!

5 comments:

Anonymous said...

APENAS UM COMENTARIO DE UM ALFACINHA DA LAPA, QUE VIVEU NA MADRAGOA, AO MENOS NO FADO NAO FICAM SEM VOZ A MEIO (PARA NAO DIZER MESMO NO INICIO), E SEM DUVIDA O MELHOR DEBATE POLITICO DE QUALQUER DOS PARTIDOS, O COMUNISTA DESSA NOITE, SEM DUVIDA O QUE DISSE MENOS ASNEIRAS (QUE É UMA PALVRA BASTANTE PARECIDA COM ASNO). TENHO O DITO DE FORMA TAXATIVA, MAS SEM QUERER MELINDRAR NINGUEM.

Anonymous said...

O MEU COMENTARIO ESTA UM POUCO CONFUSO, O ADMITO, É O QUE DA ESTAR A TRABALHAR E A ESCREVER, JUNTANDO A ISTO SER DESLEXICO E FILHO DE UMA MACAENSE.... NITROGLICIRINA PURA. FICA COMO UM DESAFIO AS MENTES MAIS ...MAIS ALGO ... É COMO SE FOSSE UM EXERCICIO DE SUDOKU...

Vantunes said...

Mano, Já tinhamos combinado que quando tivesses que escrever, ias parar de trabalhar!! :D

De qq maneira percebeu-se bastante bem o teu comentário. Percebi que és um adepto de fado e que não curtes asnos... era isso? ahahahahahahahahaha

Aquele Abraço!

Anonymous said...

PUES PUES, O COMENTARIOS NAO ESTA EXPLICITO. NAO SIMPATIZO COM FADO, MAS OS POBRE ASNOS ESTAO AINDA MAIS ABAIXO NESTE RANKING DE SIMPATIA

Anonymous said...

Avante camarada avante
Junta a tua a nossa voz
Avante camarada
Avante camarada
E o Sol brilhara por todos nos.

Assim se ve a força do PC
Assim se ve a força do PC



Agradecimentos ao gang do chapeu