Friday, December 09, 2005

Vem ai o Natal


Hoje nao foi dia de trabalho, pelo que aproveitei para ir as compras. Queria comprar um CD e aproveitei para ir ao Colombo, o qual ja nao visitava ha algum tempo. 15 horas da tarde e de repente parece que estamos em pleno Domingo. Tudo nas compras!!! 2 milhoes de portugueses no Colombo!!!!!
Eu gosto de dar ideias... que tal pormos um porteiro no Colombo?? Acho que resolvia muitos problemas. Nestas alturas, a lotacao do centro esgota. Temos que por la alguem a controlar as entradas e saidas de pessoas. E imperioso que isto aconteca. Se nao fosse a minha muleta nao tinha saido de la vivo. Fui obrigado a dar umas marretadas para abrir caminho. Pelo menos uns torniquetezinhos... E que e ridiculo que o gajo mais rapido do centro comercial, seja o mano que esta de muletas.

Entretanto passei a porta das lojas de roupa, como a Zara, Mango, Bershka... E ali ha uma segregacao. Do lado de dentro da porta, mulheres. Do lado de fora os homens. Aquela fila de homens, ca fora a espera fez-me lembrar dois cenarios...
1- Quando chegamos de viagem, e estamos no tapete rolante a espera que a nossa mala apareca. Esperamos, esperamos, saem todas as malas, e da nossa nem sinal. Olhamos desesperadamente, chamamos a seguranca, fazemos telefonemas e nada da nossa mulher, digo mala. E quando a nossa miuda sai da loja e um ar de alivio!!!! Uffffffff... voltou, e traz uma data de coisas novas e um recibo enorme (com cerca de dois metros) para pagar. Esta e a parte em que a mala nao tem aquele cordelinho que atamos a volta, para ninguem a abrir.

2- A fila para a sopa dos pobres. O ar que alguns destes homens fazem e mais miseravel que o de muitas pessoas que nao tem os melhores meios de subsistencia. Da pena. Se algum daqueles senhores me pedir alguma esmola, mais facilmente lha dou a ele do que a muitos pedintes. E quao miseravel e a cara que muitos fazem.

E pior do que tudo, com tanta gente , tanta loja, tanta confusao... um tipo acaba por se esquecer do que queria. E quando encontra, nem lhe sabe bem. Quer sempre fazer tudo a correr, para escapar o mais depressa possivel. E tem acessos de falta de lucidez: "Esta gente nao trabalha??", quica esquecendo-se que ele proprio esta la aquela hora...

0 comments: