Saturday, July 14, 2007

Teste

Já fizeram testes de personalidade??

Estes testes perseguem-nos... aonde quer que se vá, temos um destes testes a olhar para nós: Entrevista de trabalho... lá vai um testezinho (o que nos leva a perguntar porque é que muitas vezes temos colegas algo a dar para o estranho... O que será que procuram os nossos patrões?); Ler e-mails, alguém nos manda um testezinho... que nós fazemos de bom grado, para depois podermos mandar os resultados às pessoas, para elas perceberem que não gostamos de perder tempo com testes; Enfim...

Bom, fiz um teste agora mesmo, a primeira pergunta era:

Você tá a passear, o que vê à volta?
1- uma floresta escura; 2- Um campo de milho; 3- Montanhas grandes...

Comecei logo a coçar a cabeça... E agora??? Não gosto de passear... normalmente quando vou passear, vou a dormir, exactamente para não ter que ver nada. Como não havia uma opção "4- Carneirinhos a saltar barreiras", passei por dificuldades para responder. Pensei desligar o computador só para não ter que responder, mas como era um teste à personalidade, não quis ser um daqueles gajos que fogem às dificuldades... Tive medo de receber uma carta do remetente http://www.testesdatanga.com/ a dizer: "Você é fraquinho".

Então pesei as hipóteses... Floresta escura não me pareceu... Pareceu-me rácico. Achei que não ia bem um tipo com a minha constiuição genética vir para aqui falar do que é escuro, ou deixa de ser escuro. É politicamente correcto não ligar a cores. E depois florestas implicam àrvores, àrvores plantas, plantas implicam coisas para regar, isso implicaria levantar-me... epá, era uma escolha com demasiadas implicações. Eliminei-a de imediato.

Montanhas grandes... epá... um caso claro de adjectivação desnecessária. Se é uma montanha, é obvio que é grande!!! Quem raio já viu uma montanha pequena??? É o mesmo que dizer que nos deparámos com um gigante enorme. Não podia premiar uma utilização abusiva de um adjectivo, até porque creio que é um dos males do mundo. Há coisas que não precisam de adjectivos para nada, mas nós lá seguimos na nossa mania de adjectivar a torto e a direito. Risquei da lista.

Sobrava-me um campo de milho... Só me lembrei de como gostava de pipocas. Um campo de milho. Pareceu-me cool... Enfim, quando vou ao cinema como pipocas, e às vezes até digo que vou comer pipocas e apoveito e vejo um filmezinho. A escolha estava feita... estava longe de ser óbvia, mas era a minha escolha.

Carrego no botãozinho do cálculo de personalidade e obtenho a seguinte "cotação":
"Como vê a vida...
O campo de milho indica que você é brilhante, sociável, amável, brincalhão. Faz amigos com facilidade e raramente se sente sozinho. Aonde quer que vá, é sempre o centro das atenções e, por isso, sente-se feliz e diverte-se com uma certa facilidade.".

Encolhi os ombros e pensei: E eu que pensava que gostava genuinamente de pipocas... afinal o meu brilhantismo obriga-me a comê-las como se não houvesse amanhã!!!

Chamo a atenção para a primeira frase... e pergunto: Como é que um campo de milho pode indicar isso tudo?? Um campo de milho indica, na minha opinião, que há um agricultor por perto... Na melhor das hipóteses indicará que esse agricultor é organizado, que está munido de regadores e adubo, e que não tem medo de usá-los!

Afinal não. Há muito para além do obvio. Testem-se... poderão ficar surpreendidos.

0 comments: