Wednesday, February 22, 2006

Gripe das Aves


Esta história da gripe das aves está a ir longe demais, quer-me parecer. E tenho para comigo que o problema está no excesso de informação sobre esta epidemia. A mim sempre me ensinaram que "Tudo o que é demais cheira mal" e tenho fortes razões para suspeitar que isso também se aplica às aves.

Eu sou amigo dos animais, inclusivé já tive um canário quando era miúdo e gosto de alimentar os pombos em Lisboa, inclusivé já tive uma codorniz selvagem chamada Pitoquinha (sim, o nome é estúpido, mas guardar uma codorniz numa gaiola também não é habitual)...

A primeira coisa que tenho a dizer é que nunca vi uma ave a espirrar... e gripe sem espirros, para mim não passa de desculpa para faltar às aulas, ou ao trabalho! E mesmo com espirros, é preciso avaliar a intensidade dos mesmos.
Seja como fôr, não me parece lá muito regular, ligar a televisão e ouvir dizer o seguinte: "Morreu um pássaro na Roménia!! Foi encontrado morto, sem razão aparente e há fortes indícios de que poderá ser gripe das aves"... MAS TÁ TUDO LOUCO???

No local aonde trabalho enviaram um mail com os cuidados a ter com esta epidemia... vou transcrever as pérolas:
1- "Quais as medidas de Controlo? A medida mais importante é o Abate de todas as aves infectadas ou expostas, destruição das carcaças..." - Bom, para além do incitamento á violência contra as aves, parece-me que isto implica aprender a piar, para podermos perguntar á ave se está exposta e podermos entender a resposta... Para além disso não percebo o que é que o pão tem a ver com isso... Destruir carcaças?? Tudo bem, tirem-me o frango, mas o pão?? Vamos lá ter calma!!

2- "Como se pode propagar dentro de um país? Grandes quantidades de Vírus são excretadas pelas fezes, pelo que é necessário ter cuidado" - Ora bem... antes desta história das aves, não haveria portanto problema em em estar em permenente contacto com fezes... É isso que devo subentender? Ou isto poderá ser um incitamento à venda guardas-chuvas mesmo durante o verão? Ou devemos alimentar os bichos com banana, para que tenham prisão de ventre? Isto partindo do princípio que falamos de fezes de aves, porque o documento não especifica.

3- "Como se pode transmitir a gripe ao homem? ... ou através dos seus produtos (carne, ovos, etc...)
4- "Pode existir transmissão humana através da ingestão de alimentos contaminados? Não! O Vírus não se transmite por via alimentar"...
Bom, 3 e 4 anulam-se, mas ao mesmo tempo esclarecem algumas coisas: A primeira e mais importante, é que se não mantiver relações sexuais com galinhas ou galos, o ser humano tá safo!! Ah, e beijinhos também é melhor não!
A segunda é que carne e ovos podem não ser consumidos por via alimentar...
5 - "Lave as mãos com àgua e sabão, FREQUENTEMENTE" - Brilhante ideia... a ver se não me esqueço. Nunca me tinha ocorrido. Mas só o vou fazer por causa da gripe das aves
6- "Deite os lenços usados para o LIXO"!! Genial!! Esta malta é genial!
7- "Se tossir e espirrar cubra a boca e o nariz!" . Lá está... Fantástico, sozinho nunca me lembraria.

Já chega de paranóia, não? Até ouvir uma ave dizer a outra "Santinho!!", não me vou preocupar mais com esta questão.

2 comments:

K®is†Ø ™ said...

É nestas merdas que se vê o power dos media...



Fica Bien, haZZZta, Krist0

Artemis * said...

Pitoquinho, eu so quero saber se tens as vacinas em dia, mais nada!
ihihihihihih
jocas