Sunday, October 07, 2007

Capital Europeia da Larica

"Óbidos - Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e subregião do Oeste fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 100 habitantes"...

- In Wikipédia -
Bom, e este fim de semana por lá passei. Conheço muito pouco de Óbidos. Já tinha ouvido falar, mas não sabia qual era o interesse fundamental da coisa. Cheguei lá, vi ginginha a rodos e um castelo. Por momentos pensei que estava na freguesia do Castelo, mas não. Estava em Óbidos. Tinha que haver alguma coisa que distinguisse Óbidos da freguesia do Castelo de São Jorge.
Olho então com mais atenção, e vejo mais ginginha, mais castelo e... muita gente magrinha. Era tudo magro! Um típico habitante de óbidos, é para mim um gajo vestido com uma armadura, que anda a cavalo, bebe ginja, é monarca assumido e é magrinho. Para mim, a partir de hoje é assim.
Mas faltava-me perceber porquê.

Chego a óbidos (a letra pequena não é um acaso da distracção), às 17 horas. Estava com um grupo de amigos a passar o fim de semana. Logo, a noite anterior havia sido puxada. A primeira missão do dia era comer qualquer coisinha (isto depois de um jogging matinal compulsivo, que mais não é que um eufemismo para obrigatório ou mandatado...). Normal. Seis pessoas cheias de fome aterraram em óbidos. Cheios de tempo, pelo que não nos precipitámos a fazer escolhas. A coisa tinha que ser pensada. Dirigimos-nos ao posto de turismo e colocámos uma questão simples: "Aonde é que se come bem aqui?"...
A reacção foi semelhante a um: "Só falo na presença do meu advogado!!!". Não percebemos o porquê de tanta inquietude e na altura nem achei muito estranho. Pensei que estava a falar com alguém que não gostasse de sugerir.
- "Como sempre em casa"...

E como estas palavras vieram a fazer sentido mais tarde. Bom, lá conseguimos uma lista, sobre palavra de honra que não diziamos a ninguém quem nos tinha dado tal lista. Com uma atitude semelhante a: "Esta lista vai-se autodestruir em 5 segundos".

Bom, seguimos pela muralha a dentro e paramos num restaurante.
- "A cozinha tá fechada"...
Hum... Sábado às 17?!?!?!

Ainda mais um restaurante:
-"Quantos são? Tb não vale a pena que só temos mesa para dois"...

Mais um:
- "Só temos um presuntinho, e queijo"...

Seguinte:
- "Temos amendoins"

Ora mais um...
- "Temos mesa daqui a 40 minutos"

Foi estranho, ms neste momento eu já não tinha dúvidas. Após 5 horas a tentar, a verdade é que continuava num local rodeado de gente magra, a tentar fazer alguma coisa para a qual o turismo local não estava preparado: Comer!!!

De que me serve ter um castelo, ter ginginha, ter animação... se não tenho como subsistir? Aliás, não percebo para que se trabalha em Óbidos... para ter o que comer, não é de certeza.
Óbidos para mim é a Etiópia de Portugal!!! Desafio qualquer frango a ir lá dar um passeio e a voltar vivo. Um Frango em óbidos tem que estar preparado para dar a outra face, porque aquela que ele tem vai ser comida antes dele ter tempo para cantar de galo.
A expressão, "os olhos também comem" ganha uma nova expressão em Óbidos. Porque na verdade, em Óbidos, só os olhos é que comem, porque quem for com ideias de trincar alguma coisinha, tem que recorrer ao canibalismo.
Os folhetos de turismo de Óbidos dizem: "Vá para fora cá dentro, sim senhor... mas traga mantimentos senão tá lixado".
5 horas a tentar comer parece-me surreal... Não admira que a outra comesse sempre em casa. Só eu sei, porque só como em casa...

Eis Óbidos... A capital Europeia da Larica.

1 comments:

Anonymous said...

SAO BARBAROS, BARBAROS, QUASE NAO SAO GENTE, BARBAROS, BARBAROS.......
IHIHIHIHIHIHH


DORUT********