Wednesday, June 27, 2007

Sentimentos

Ponho-me a pensar na coisa mais aborrecida que existe no mundo... aborrecida não, chata! É isso, a coisa mais chata... E chego a uma conclusão: Sentimentos.

Os sentimentos... aí está alguém que eu quero conhecer: O inventor dos sentimentos. Quero bombardeá-lo com factos, quanto mais não seja para ele perceber o benefício dos factos.

Tudo o que fazemos hoje em dia, ou provoca sentimentos, ou fere sentimentos, ou é feito com sentimento... enfim... O que aconteceu aos factos!!! Os factos simplificam tanto as coisas. Uma pessoa quando conta uma história tem dois caminhos que pode seguir:
1- O dos factos
2- O dos sentimentos

O dos factos leva-nos aonde queremos ir, rapidamente, e não deixa grande margem para manobras.
O dos sentimentos, leva-nos a passar por uma série de terras que nem o menino Jesus sabe que existem, demora tempo, e quando damos por ela estamos falar de uma coisa inteiramente diferente do que queriamos falar inicialmente.
Ou seja, é o mesmo que ir para o Algarve pela Estrada Nacional, em vez de irmos pela auto-estrada. Poupamos a portagem, mas temos que parar para jantar pelo caminho, gastamos mais gasolina, podemos adormecer pelo caminho, e sujeitamos-nos a furar um pneu!!!! E no fim exclamamos: O barato sai caro...

Quando pergunto a alguém o que se passou, e a pessoa começa:
"Epá, na altura sentia-me..." ... Já sei que esta história vai demorar. Não precisam de me dizer mais nada.
Por isso, o meu slogan é: Paguem portagens, vão de encontros aos factos.

A pergunta: "Como é que te sentes?", é o equivalente a jogar à roleta russa. Se a pessoa em causa dispara... tamos feitos. Porque é que hoje em dia os cumprimentos são cada vez mais curtos? Para não deixarem espaços para sentimentos. Curtos e concisos, sem espaço para ilacções ou interpretações que possam provocar sentimentos! Curto e intenso... curto e intenso.

Antigamente: "Olá, então como estás? Tudo bem" - Exemplo clássico de uma pergunta arriscada...
Actualmente: "Tá-se?" - Limpo, limpo, limpinho... livre da elaboração de sentimentos.

Sunday, June 24, 2007

Amo-te...

Tenham calma, não se assustem, não façam a festa, não disparem foguetes! Não, o milagre não aconteceu. Simplesmente fui almoçar fora na zona do Chiado : Amo-te Chiado!!

...E agora que já passaram por um momento claro de publicidade enganosa, posso contar a minha história? Obrigado.

Bom, fui a este restaurante, sentei-me e comentei: Epá, isto é um conceito engraçado. Parecia um McDonalds limpo, engraçadinho e tal. Mas com o passar do tempo, aquilo foi-me frustrando. Todos os pratos, bebidas, enfim... tudo tinha Amo-te no nome. Tudo o que eu pedia, parecia que estava a fazer uma declaração a quem lá trabalhava, senão vejamos:

- Quero a Picanha... amo-te
- O que é que leva a salada... amo-te

Imagino que trabalhar lá aumente e muito o ego às pessoas. São amadas 500 vezes por dia. Imgino que ouçam tantas vezes a palavra amo-te, que se torna injusto para os seus parceiros. Quando fazem tal declaração, ouvem:

"Já ouvi isso antes! Diz-me algo novo!".

É complicado, imagino eu.
E depois à volta, aquilo eram só coraçõezinhos. A manteiga vinha num pratinho em forma de coração, o ananás da picanha vinha cortado em forma de coração, a mesa era um coração...
Os gajos ligam tanto ao amor, que no fim, em vez da conta trazem uma declaração de amor!!! Ou pelo menos assim pensava eu, porque quando a conta veio o que eu percebi foi que aquelas pessoas, afinal... não tinham coração!!!

Passo o dia a dizer às pessoas que as amo e no fim pago? Posso estar errado, mas isso tem um nome, não tem? Alguem que me ajude, mas creio que isso tem um nome.

Monday, June 18, 2007

Crime, disse ela...

Bom, alguma vez viram aqueles filmes policiais, em que existe um enorme crime para resolver, com um enredo complicadíssimo que nos deixa completamente embrenhados no filme, a avanaçar com 550 mil suspeitas durante a exibição do mesmo, para depois se chegar ao fim e... Pura e simplesmente não haver resolução, nem culpado??????
Daqueles em que as coisas ficam no ar... Poderá ser qualquer um...

Eu acho que isto é cruel! Primeiro, porque estou 3 horas sentado no cinema a ver um filme, que... não tem fim!! É certo que quando estamos a ver o filme, ao fim da segunda hora já nos perguntamos:

"MAs isto nunca mais acaba?"...

E a verdade é que nessa altura, não compreendemos o alcance das nossas palavras! Uma hora depois, descobrimos mesmo que a coisa não tem fim!! E estamos a falar de 5 euros... 5 euros e 50, ou lá o que é... Epá... qdo dou 5 euros por algo, normalmente gosto de a gozar até ao fim! É o mesmo que ir ao McDonalds, pedir um McMenu McChicken, e deixar meio hamburguer no prato! Eu por norma, como tudo até ao fim! Logo, quero uma solução para os filmes policiais que vejo.
Como tal, qdo estes não têm fim, assumo a liderança da investigação. Quando saio da sal, tenho aquela sensação de que o assassino ainda está à solta, e que na verdade, poderá ser qualquer um!!! Desconfio de toda a gente, tudo me parece suspeito, e hoje até me apreceu ver um gajo num carro que era parecidíssimo com o principal suspeito do filme! Paranoia, ou sentido prático? Se vejo um policial, e se pago... Quero saber quem é o criminoso, nem que para isso tenha que implicar alguem do meu dia a dia! A questão é financeira, meus amigos! Paguei! Quero saber! E é também social! Relacionada com segurança... houve um crime e o ladrão não foi apanhado... Como é que é suposto sentir-me seguro no mundo? É cruel...

Thursday, June 14, 2007

Insultos Virtuais - Oportunidade da grossa!!!

Já recberam aquele mail, que diz qualquer coisa como o seguinte:

"Ah, a malta anda a copiar o meu HI5, e a insultar toda a gente. Cuidado!"?!?

Bom, acho isto gravíssimo. Antes demais começo desde já por afirmar, que se receberem mensagens minhas a insultar-vos... provavelmente fui eu!! Ninguém copiou o meu perfil, eu é que sou um desbocado e por vezes tenho disto. Não quero que vão atrás da teoria da conspiração. Se algum Vantunes vos ofender, fui eu!

DEpois, fiz alguma investigação e descobri como é que tudo isto começou: Um gajo cujo nome não vou referir, estava a vaguear pelo Hi5 quando de repente, encontra o seu chefe... Pensou logo: "OURINHO!!!". Vai daí, num momento de claro descontrolo emocional, desata a ofender tudo o que estava relacionado com o senhor. Concordo com isto , essencialmente por duas razões:
1- Chefe que é chefe, não deve ter HI5
2- É igual à número 1 (sim, parecia mal só concordar por uma razão)

O gajo fez de tudo: Profile Comments, comentou todas as fotos em tom irónico e jocoso (inclusive na foto da esposa, deixou um delicioso "Bem boa!!"), enviou-lhe aquele fivezinho da caneca de cerveja com o comentário "Bêbedo!! Vais para o trabalho bêbedo meu cabrão", enviou mensagens, tudo!
No final de tudo, qual momento pós-orgásmico logo a seguir a uma noite de sexo louco com uma tipa com 700 kg caíu em si... "E AGORA?!?!?!?! Como apagar este momento? ". Dado que não era possível, inventou uma desculpa... a cena do estar alccolizado só seria válida no tal caso pós-orgásmico supra-referido, mas como estava claro que o caminho a seguir seria o de inventar uma desculpa, optou por uma desculpa global!!! Uma que não só o ilibasse a ele como, responsabilizasse toda a gente, e mais importante que isso, permitisse criar um benefício global (qual invenção da roda!). Vai de enviar mails a divulgar este ataque cibernético generalizado, e certificar-se que no dia a seguir já o chefe tivesse esse mail na inbox. A dúvida razoável estava lançada. Tanto poderia ser ele o culpado, como qualquer um dos 10 biliões de utilizadores do Hi5.
Quando chegou ao trabalho no dia a seguir, o chefe disse-lhe: "Epá, copiaram o teu Hi5 e ofenderam-me como se não houvesse amanhã!! Piratas!"... ao que pôde retorquir com um sereno: "O Chefe tem hi5?". Open and shut case Johnson...

Quanto ao benefício global... há para aí muito oportunista... Toda a gente vai aproveitar isto, para começar a ofender a malta que não curte!!! Eu em 10 dias, já recebi 78 msgs insultuosas... o que até considero pouco e francamente decepcionante. Julgava ser mais repugnante, mas a verdade é que dos meus 208 amigos de Hi5 (ainda lidero por 8 minha cara...), conheço apenas cerca de... 78. Os outros não me conhecem o suficiente, para se pôrem a insultar-me!
Eu próprio acabo de enviar umas mensagens a ofender malta, não porque não goste das pessoas, ou porque esteja particularmente chateado com alguém, mas simplesmente porque a oportunidade se me apresenta agora. Há que aproveitar.

Tuesday, June 05, 2007

Vizinhos em guerra fria?

Não sei se vos cheguei a falar no facto de, na semana passada ter sido o dia do vizinho...

A minha teoria sobre vizinhos, materializa-se mais ou menos no seguinte: Não se pode viver com eles, e seria muito melhor viver sem eles!

Os vizinhos são aquelas pessoas, que aparecem sempre do outro lado da porta quando o elevador pára, e que recebemos com má cara, porque estão a parar o elevador e nós estamos na realidade cheios de pressa para sair de casa e ir trabalhar!
Eu fico sempre mal disposto qundo encontro um vizinho, porque nunca sei muito bem sobre o que falar, e os gajos parecem sempre saber muito mais sobre a minha vida do que eu sei sobre a deles!! É verdadeiramente desconcertante!
- "Então... ontem deitou-se tarde!! Conseguia ouvi-lo a passear pela casa às 3 da manhã, eheheheheh" (acabam sempre com uma gargalhadita falsa).

E eu penso... como é que será possível, este gajo mora 4 andares abaixo de mim e ouviu-me a passear!!! Mas isto diz tudo do nível de informação que passa pelos vizinhos! Os vizinhos são um grupo organizado e informado das actividades do dia a dia de um prédio! Não vale a pena fugir, estamos a falar de seres com sede de comunicação e saber!
E eu nunca tenho nada para lhes dizer... Aqueles momentos são terríveis! Cada vez que o elevador pára, penso que vou encontrar o papão. É o horror!

Bom, agora estalou a polémica no meu prédio! Os Vizinhos desentenderam-se por via de uma decisão tomada na Reunião dos condóminos, que entretanto foi vetada por lei... Há comunicados pendurados nos elevadores, demissões em massa da administração do condomínio, posições assumidas de solidariedade, apoios públicos... enfim... Hoje entrei no elevador, leio as cartinhas e penso:
"UAU... Vivo na assembleia da república!!".

E quando encontramos alguém no elevador, esse alguem tenta sempre puxar o assunto, para ver se nos comprometemos com alguma ideia... No outro dia ia com um tipo que morava nuns andares abaixo do meu, e o gajo qdo o elevador parou ficou ali... Não disse nada, não saíu... ficou só ali a olhar para as cartas. E qdo o elevador continuou, não pestanejou, olha para mim com aquele ar de:
"De que lado é que estás?"

E eu penso, epá, vou dizer que estou com ele!!! Não está aqui ninguém da outra facção e LONGE DE MIM, querer correr o risco de ficar sozinho no caminho até ao meu andar, no caso do homem não concordar com a minha opinião! Não quero dizer que não tenho opinião , e por isso digo um politicamente correcto: "EPá, ambos têm a sua razão"... Depois faço como qualquer político na assembleia da república e rezo para que não me peçam para explicar as minhas afirmações gratuitas, ou pelo menos que não existe televisão por perto quando eu o fizer.

A guerra está lançada... que ganhe o melhor.

Sunday, June 03, 2007

Elementar, meu caro Watson...

Ás vezes conheço pessoas, e acho que isso acontece a toda a gente, ou pelo menos assim espero que aconteça.
E o que é engraçado é que toda a gente quer ser misteriosa, ou encontrar algum mistério nalguma coisa em nós. E às vezes não há mistério nenhum... É preciso que se aceite, que às vezes não há mistério nenhum. Porque as coisas chegam a um ponto, em que digas o que disseres, há sempre alguém que ver nisso uma segunda intenção. Ontem esteve um dia com algum calor...

-"Epá, isto tá aqui muito calor"
- "O que é que queres dizer com isso?"
- "Que estou a suar..."
- "Isso é uma dica?"
- "Não, é calor! Tal como eu tinha dito no inicio".

As pessoas não vivem sem um bom mistério... Algo de sinistro, que dê algum sal e pimenta à vida. A essas pessoas, tenho que dizer que, nem tudo o que é bom tem sal ou pimenta. Vejam a àgua! Não tem sal, nem pimenta, nem nada que o valha, mas no entanto é imprescindível!!! Há pessoas que bebem água todos os dias. É claro que dessas pessoas, cerca de 50% têm a mania do mistério, e então é aí que ouvimos a seguinte frase:
-"A àgua tá com um sabor estranho não está??"
E realmente se estiver com sabor é estranho, porque uma das coisas que distingue a àgua, dos sumos e de outros líquidos que não caem das nuvens, é exactamente o facto de não ter sabor.

Frequentemente ouço as pessoas dizerem:
"Tens qualquer coisa de misterioso."...

E eu não sou estúpido (vá, não sou muito estúpido), é claro que vou dizer que sim. Eu sei do que é que as pessoas gostam!!! Se estiver perdido na selva com um cacho de bananas, sei bem que vou ter muitos macacos a fazerem-se meus amigos. Mas enfim, a verdade é que nesse momento eu próprio fico intrigado, porque não faço a minima ideia do que é que essas pessoas estão a falar. E aí essas pessoas tornam-se misteriosas para mim:

"Mas de que raio é que esta pessoa está a falar?? Um gajo já não pode ter calor? E eu para aqui a pensar que estava com calor, e afinal estou é a confraternizar com o Sherlock Holmes, que a qualquer momento vai resolver o mistério"...

É como naqueles filmes e séries de TV que vemos, e muitas vezes os ladrões vão-se entregar, mas no fim ese gajo que se vai entregar nunca é o verdadeiro bandido!!
-"Fui eu!!"
-"Não , não foste... Estás a esconder algo!"
-"Sim, estava a esconder que fui eu. Mas agora já não estou. Fui eu"
-"Não, não és. Vai para casa pensar sobre isso. E nunca mais voltes a tentar gozar com a lei".

Sabem o que vos digo? Elementar, meu caro Watson.

Friday, June 01, 2007

Hoje é o dia do "Pensamento do dia"

A sinceridade vê-se nos olhos, não nas palavras.
A humildade vê-se nos actos, não nas palavras.
O trabalho vê-se nas mãos, não nas palavras.
O amor vê-se nos gestos, não nas palavras.

Por isso, cala-te!

Dia mundial de cenas...

Hum...

Porque é que todos os dias tem que ser dia de alguma coisa? Gostava mesmo muito de um dia me levantar, abrir a janela, contemplar o sol, e pensar: "Pôrra!!! Ainda bem que hoje não é dia de nada!!".
Ora hoje é dia do não fumador, e para começar, ninguém me deu os parabéns!! Sou não fumador, há várias pessoas que sabem disso, e ninguém teve a decência de me mandar uma mensagem, ou um telefonema a dar-me os parabéns.
Ontem, dia do Vizinho... Ia a chegar ao meu prédio, mando vir o elevador, ele pára, eu abro a porta e de repente vejo 3 vizinhos! Digo:
"Sigam vizinhos, hoje é o vosso dia, não vos quero incomodar!!"... Ou então o clássico: "cabemos todos??". E o mais engraçado nesta expressão é que, toda a gente sabe que os elevadores têm capacidade para 8 pessoas, e mesmo assim as pessoas continuam a tentar usar este argumento!
No inicio do mês, dia do trabalhador, que só por acaso é um feriado!! Devia chamar-se o dia do gajo que tá de folga! Ninguém trabalha, é feriado! E acima de tudo, é incoerente!

Temos que começar a respeitar estes dias, senão eles não estão no calendário a fazer nada. Já tomei a decisão que amanhã vou chegar ao trabalho e vou inventar que é dia de qualquer coisa. Sei lá, dia mundial da Laranja, ou uma trampa qualquer assim. As pessoas vão acreditar, não tenho dúvidas nenhumas... E vai tudo desatar a comer bananas, só para chatear! Aquele libertinismo gratuito que todos os humanos têm! Inventamos os dias, e depois nesses dias, fazemos o oposto do que os dias celebram!!
Hoje como é dia da Criança, decidi ser extremamente maduro e consciente em tudo o que faço. Mas olhem que ideia estúpida... um dia da criança, em que não acontece nada de especial que esteja relacionado com crianças. Olhem que esta agora...