Monday, May 28, 2007

Racismo

Racismo... Posso dizer que nunca fui vítima de racismo. Ou então que sou demasiado estúpido para perceber quando sou vítima de racismo.

Posso dizer que vivo em Portugal, e nunca ninguém me discriminou, o que na verdade... é chato. Quando falo com malta como eu, que etnicamente pertence a minorias, eles têm sempre histórias de espancamentos, despedimentos sem razão nenhum, exclusão social, serem sentados ao pé das casas de banho nos restaurantes, etc e tal...
Entretanto chega a minha vez de falar, ficam todos a olhar para mim e eu não tenho nada para contar: Sempre que fui espancado, excluído socialmente, despedido, etc e tal... basicamente foi porque mereci!!! Eu sou um gajo que fala muito, e isso às vezes irrita as pessoas e leva-as a tomar decisões. E sempre que me sentei na casa de banho, foi porque tinha vontade. É dificil, viver com este dilema.

Na faculdade, houve uma vez que estava com malta africana, estávamos todos a falar, e eles começam a falar de como não tinham passado a gestão, que o professor tinha dito que eles isto e aquilo, enfim. Bom, chegou a minha vez e tive que lhes dizer: "Epá, manos, passei!"...
Foi o choque total e completo!!! Convocou-se logo uma reunião de emergência, reuniram-se os presidentes dos núcleos africanos e chegou-se a uma conclusão: "O professor deve ter descoberto de alguma maneira, que tu eras filho de pai branco"...
Eu olhei-me ao espelho e pensei : "Sim, ele poderá ter desconfiado". É claro que a partir dessa altura, sempre que chumbei a uma cadeira, perdi o alibi "racismo". Todos os manos que chumbavam podiam utilizá-lo, enquanto que a mim restava-me o peso de ser o único preto burro da escola!!
"Lá vai o Zé à revisão de prova coitado... O Prof não o curte por ser de côr, deu-lhe um 6 vê lá tu. Aquele que vai ao lado dele é o Vítor, o preto mais burro da escola! Nem com um pai branco se safou. Teve 9".

Para mim o racismo foi inventado. Não passa de uma forma carinhosa dos meus amigos brancos se referirem a mim, não passa de um motivo de chacota, não passa no fundo de um mito urbano.

Uma vez fui a uma entrevista, e estava lá um rapaz de Angola, que simpaticamente se dirigiu a mim no fim. Íamos para o metro, e por isso fizemos o caminho juntos. E as conversas vão inevitavelmente pelo mesmo sítio: "És de onde?"... A resposta, no meu caso é português, há uma certa desilusão do outro interlocutor e eu consigo ler-lhe os pensamentos: "Foca-te na côr, o gajo é tuga, mas podia muito bem ser um mulato verdadeiro!!".
Bom, conversa puxa conversa, e ele começa a dizer que tem a certeza que não fica com o lugar porque é preto, e "Tu já sabes como é, já deves ter passado por isto", e eu respondo "Pois, pois", enquanto na realidade estou a pensar:
"Mas de que raio está este gajo a falar?? Ele não vai ficar com o lugar porque adormeceu lá dentro na entrevista de grupo!!!!". Bolas, permanecer acordado na entrevista poderá ser condição «sine qua non» para conseguir empregos, digo eu!!!

Agora há malta que vai ler isto, e vai dizer que eu sou racista para com o meu próprio povo e que não respeito as origens. A esses eu digo: A miúda do post da ida à praia que não parava de falar da sua menstruação... ERA BRANCA!!!
Portanto, isto não faz de mim racista. Quanto muito fará de mim parvo ou até mesmo palhaço, mas nunca racista.

A conclusão é: Se estão a pensar adormecer em entrevistas, chumbar constantemente em exames, ou falar-me do vosso ciclo menstrual na praia... Eu não vou querer saber da vossa côr da pele, e vou usar-vos para me rir à vossa custa. É o quão parvo eu estou disposto a ser, para me divertir.

5 comments:

Anonymous said...

pele geneticamente perfeita!!!!!!!!!
e o q te digo....

Kramer said...

Precisava de um tratamentozinho...tipo clearasil.

Kramer said...

A propósito de racismo, tenho que publicar esta: falava eu com a minha colega sobre os bairros degradados na nossa zona (a miuda é de Queluz, pertence ao nosso gang do suburbio, zona Amadora-Sintra).
Eis excertos da declaração dela:
"É assim, eu não sou racista mas eu não os suporto! Porque é que os pretos têm q andar sempre aos 40? Não se sabem comportar em sociedade! É assim, eu não tenho nada contra eles, até tenho amigos que são pretos, mas porque é que eles têm que falar sempre tão alto?"
Ahahahahahahahahahahaha

Nota: Adoro o povo tuga!

Kramer said...

Ah, outra coisa: tenho um amigo meu que é preto que agora foi promovido a supervisor mas isso foi só uma desculpa para os brancos porem esse preto a trabalhar mais!!

R-A-C-I-S-M-O!!!!

Vantunes said...

Hum... se calhar os meus colegas tinham razão, ahahahahahahahaha