Saturday, March 03, 2007

Tb tenho um assim na família...

As pessoas são paranóicas com a questão do racismo. Eu acho que quem pensa no racismo, é porque no fundo o é e quer alcançar a penitência máxima. Quem não é não quer saber... não pergunta, não pensa nisso.

Tenho andado a reparar numa tendência engraçada nas pessoas. Anteriormente havia a moda de, sempre que se via um negro, perguntar de onde era:
- "Você é de onde?"

E avançavam com 500 mil cidades de países em áfrica que eu nem sabia que existiam. Tudo isto para no fim eu responder que era de Oeiras, e dizer que se tivessem começado pelo Cais do Sodré e percorressem as estações todas, teríamos poupado imenso tempo de conversa. Que, geograficamente falando, era sempre uma conversa bastante importante. Desnecessária, mas importante.

Agora há outra moda. A de nos colocarmos todos no mesmo galho.
"Eu tb tenho família mestiça"... É incrivel que toda a gente tem família mestiça!!! Toda a gente quer ser de àfrica! É impressionante e possível, mas será que as outras raças estão a descurar as suas responsabilidades de procriação??
"Eu sou praticmente de àfrica... tenho uma tia de um tio meu, que é na verdade casado com uma tia minha que é meia irmã da pessoa que realmente é da minha família e posso dizer que ela tem sangue negro. E nós damos-nos bem com ela"...

Porquê esta necessidade de justificação de origens? Tudo bem que é uma conversa que pode acontecer, mas a verdade é que às vezes ainda não tivemos tempo de dizer um bom dia, e já estamos a levar com a àrvore genealógica de pessoas que não conhecemos de lado nenhum.
Ou então: "Quando lavo o cabelo, às vezes ele fica parecido com carapinha"...
Ou ainda: "Ao sábado até costumo ir à iscoteca dos blacks"...

Já para não falar naquela malta que quando começa a falar põe um sotaquezinho africano. A esses pergunto logo: "Porque é que estás a enrolar a língua? Tás bem? Tás com falta de ar?".

Malta, esqueçam!!! A população mundial não pode ser toda de àfrica!!! Há quem seja de Oeiras, vejam lá vocês.

1 comments:

Artemis * said...

" nos os africanos....."