Thursday, March 20, 2008

Você tem nível?

Fiz uma formação.

No momento em que o decidi, estava longe de imaginar os problemas que isto me ia trazer. O momento em que procuramos formação, é um momento de libertação, em que assumimos as nossas lacunas. Dizemos ao mundo que somos mal formados, mas confessamos igualmente o nosso desejo em corrigi-lo. O que é importante.

Bom, recebo o certificado e no final do mesmo leio a seguinte frase:
"Esta formação confere-lhe o nível IV de formação profissional"

Fiquei intrigado, porque naquele momento descobri que era um sujeito com nível, mas não sabia de que me servia.
Como trabalho num local que priveligia a formação, procurei ajuda. Certamente os formadores poderiam ajudar-me. Começaram por dizer-me que:
"Hum... essa é a tua nota no curso, não te preocupes!" - E eu que não estava nada preocupado, naquele momento passei a estar. Porque não tinha falado em preocupações e de repente o assunto tinha vindo à baila... porque seria???
Procurei então o Formador nº 2, que me deu a seguinte alternativa:
"Ah isso!!! Epá, vai ao site do IFP"...
Não me pareceu uma resposta didáctica, mas predispus-me a fazê-lo. Chego ao dito site e leio:
"Estamos em actualizações"

Estariam a actualizar as tabelas com os níveis??? A minha curiosidade já estava no auge e como tal decido-me a procurar uma pessoa que sabia ter o curso de formação de formadores. Perguntei: "Mas este nível IV serve para quê? Confere-me a possibilidade de dar formação??". Reparem que o meu desespero já fazia com que fosse já eu a avançar com soluções. A resposta não me surpreendeu, dada a busca que já tinha sido obrigado a efectuar:
"Isso não é assim tão fácil", começou ela, "Então é assim:...." e a isto seguiu-se um debitar de palavras soltas que não faziam sentido nenhum na minha cabeça. Comecei a pensar:
"Está a ler um dicionário?"

Bom, decidi ir à fonte e enviar um mail à entidade que havia passado o certificado. E questionei: "Boa tarde, podem-me explicar o que significa o Nível IV de Formação Profissional?".

A resposta deixou-me siderado. Versava da seguinte forma:
"Caro Vitor Antunes, obrigado pela sua observação. Em resposta à mesma digo-lhe que o nível IV é relativo à formação Profissional. P.S.: Houve um lapso, a formação em causa não lhe confere o nível IV, mas sim o III. Depois enviamos o novo certificado".

Naquele momento, cheguei á conclusão de que os formadores queriam conservar esta história dos níveis nos segredos dos Deuses!!! Dali não sai. Não vale a pena pressionar, porque eles não contam, nem com ordem judicial!!!

E mais, quem tentar saber é, sem qualquer piedade, penalizado em termos de nível!!! Salta logo do IV para o III que é por causa das tosses. Se calhar já não chega sabermos que temos nível, não?? Ainda queremos saber o que significa termos nível.

Conclusão?
Perguntar não ofende, mas é falta de formação meus caros.

1 comments:

Mil said...

E é melhor nem perguntares mais nada..
Senão vais descobrir que são uma organização com ligações à máfia e a agência governamentais secretas.. Eles irão perseguir-te e quando te apanharem fazem-te depilação às pernas a "sangue-frio"..
Assim, o melhor é ficares com o teu "nível III" e comeres o teu "Suissinho" sossegado.. eheheheh