Wednesday, June 27, 2007

Sentimentos

Ponho-me a pensar na coisa mais aborrecida que existe no mundo... aborrecida não, chata! É isso, a coisa mais chata... E chego a uma conclusão: Sentimentos.

Os sentimentos... aí está alguém que eu quero conhecer: O inventor dos sentimentos. Quero bombardeá-lo com factos, quanto mais não seja para ele perceber o benefício dos factos.

Tudo o que fazemos hoje em dia, ou provoca sentimentos, ou fere sentimentos, ou é feito com sentimento... enfim... O que aconteceu aos factos!!! Os factos simplificam tanto as coisas. Uma pessoa quando conta uma história tem dois caminhos que pode seguir:
1- O dos factos
2- O dos sentimentos

O dos factos leva-nos aonde queremos ir, rapidamente, e não deixa grande margem para manobras.
O dos sentimentos, leva-nos a passar por uma série de terras que nem o menino Jesus sabe que existem, demora tempo, e quando damos por ela estamos falar de uma coisa inteiramente diferente do que queriamos falar inicialmente.
Ou seja, é o mesmo que ir para o Algarve pela Estrada Nacional, em vez de irmos pela auto-estrada. Poupamos a portagem, mas temos que parar para jantar pelo caminho, gastamos mais gasolina, podemos adormecer pelo caminho, e sujeitamos-nos a furar um pneu!!!! E no fim exclamamos: O barato sai caro...

Quando pergunto a alguém o que se passou, e a pessoa começa:
"Epá, na altura sentia-me..." ... Já sei que esta história vai demorar. Não precisam de me dizer mais nada.
Por isso, o meu slogan é: Paguem portagens, vão de encontros aos factos.

A pergunta: "Como é que te sentes?", é o equivalente a jogar à roleta russa. Se a pessoa em causa dispara... tamos feitos. Porque é que hoje em dia os cumprimentos são cada vez mais curtos? Para não deixarem espaços para sentimentos. Curtos e concisos, sem espaço para ilacções ou interpretações que possam provocar sentimentos! Curto e intenso... curto e intenso.

Antigamente: "Olá, então como estás? Tudo bem" - Exemplo clássico de uma pergunta arriscada...
Actualmente: "Tá-se?" - Limpo, limpo, limpinho... livre da elaboração de sentimentos.

4 comments:

Anonymous said...

Mano, a auto-estrada para o Algarve põe-nos a dormir, leva-nos a estações de serviços que são chatas e todas iguais! A estrada nacional é divertida, há tascas, podes parar onde quiseres e quando quiseres...enfim, tudo isto para dizer que a estrada dos sentimentos, apesar de tortuosa, tem a sua piada ;)
Gosto de ti pah! Abraço!

Kramer said...

Bom, este post não teve o efeito desejado Vantunes...a malta vai começar a revelar sentimentos...!
Eu tb gosto mto de ti vantunes. e até de ti vilhs, curto um bocadinho.
Quando entrei no blog senti que teria algo de especial para ler e aqui estava. És realmente especial, Vantunes. Fazes as pessoas sentirem-se bem. Crias bom ambiente e harmonia entre todos. Perto de ti, a felicidade é um sentimento pequeno dado que tu irradias sentimentos bonitos.
Gosto de ti porque és sentimental. Amigo...Irmão...tá-se...com sentimento!

Anonymous said...

Bem já agora vou aproveitar também...

Chefito também gosto muito de ti :)

Beijokas

SL

Kramer said...

Há sempre alguém que aproveita...