Tuesday, March 27, 2007

Proverbios

Venho falar-vos de provérbios que não têm qualidade, e que tantas vezes são utilizados para educar as pessoas:

"Mais depressa se apanha um mentiroso que um côxo" - Este provérbio foi inventado por causa de mentirosos pouco criteriosos... e muito francamente... É RIDÍCULO!!! Já alguém viu um côxo correr? Se alguém não conseguir apanhar um côxo a correr, escusa de tentar ir atrás do mentiroso porque é perda de tempo. Digo eu.

"Se desejas mel não temas as abelhas"... Será que é preciso dizer alguma coisa?? Quem inventou este provérbio, das duas uma:
a) Ou nunca foi picado por uma abelha
b) Ou não gosta de mel, e tendo sido picado por uma abelha, não se importa nada de as temer.
Não temer as abelhas?????? É que nem é, não temas uma abelha, é as abelhas!!! É tudo à grande!!!!!!!!!!! Não temas aquele enxame que vem na tua direcção... Nããããããõoooo! Fala com ele e pede-lhe mel!! De certeza que conseguirão chegar a um consenso. São abelhas, têm mel, tu quere-lo, é só falarem... Mas que raio temos nós para oferecer ás abelhas em troca do mel delas??? NADA!!! Se vocês forem donos duma loja e um gajo chegar lá e vos levar a mercadoria, porque não tem nada para dar em troca, não lhe fazem nada?? Então não recriminem as abelhas... e fujam, ou preparem-se para ficar numa linda figura.

"Jura de homem é riso de cão"... - Falarei deste provérbio no dia em que alguém ouvir um cão a rir!! Este nem percebo, confesso. Se quer dizer que o riso de cão é falso, acho mal... Os pobres cachorros ainda nem começaram a rir (nem tão pouco sei se estão a aprender...) e nós já estamos a dizer que não estão a ser sinceros!! Isto desencoraja os cães. É triste.

"Quando Deus se atrasa, vem um anjo no caminho" - Este provérbio é inócuo. Pela simples razão que não especifica quanto tempo vai demorar o anjo!!! Aliás, se eu já dei conta que Deus se atrasou, é porque já é tarde e o anjo ainda não chegou. Ou seja, este provérbio basicamente diz aos mais desafortunados que no céu é tudo uma cambada de atrasados. E na sequência de várias reclamações, tiveram que inventar um corolário para ele, que é o já famoso: "Enquanto há vida há esperança"... que basicamente quer dizer que ninguém sabe quando é que Deus, o anjo e o resto da malta lá de cima vai chegar, mas dizem-nos para esperar com calma. É como quando alguém nos deve dinheiro e nos diz sempre que nos paga "amanhã"...

"O castigo demora mas não tarda" - Mau... Troca não troca?!?!?!? Demora ou não tarda??? Em que ficamos? Se acham que isto faz sentido, da próxima vez que vos disserem que estão atrasados, respondam da seguinte forma: "Mas não demorei, pois não?"...
Acho que aí vão perceber o meu ponto de vista.


E para terminar...
"Preto na cor, branco nas razões" - Meus amigos... E depois lançamos campanhas anti-racismo, e somos todos iguais e tal.

Façam de conta que sou branco e dêem-me razão. Estes provérbios não nos estão a ajudar a melhorar a sociedade.

0 comments: